Por volta do ano 1000 d.C. Treviso, torna-se uma próspera cidade, com seu território muito disputado pelos pelos diversos senhores feudais e pelo Sacro Império Romano Germânico na época governado por Frederico Barba-Roxa. Dante Alighieri, que foi exilado em Treviso, faz citações sobre a cidade na Divina Comédia.
No século XII, Treviso é governado por sucessivos grupos até ser entregue ao Duque da Áustria no ano de 1381. a partir de 1388 torna-se parte da República de Veneza. No início do século XIX toda a região do vêneto passou a integrar o Reino da Itália, governado por Napoleão Bonaparte, até 1814. Por algum tempo o Reino Lombardo-Vêneto tem a soberania sobre as regiões do norte da Itália, inclusive Treviso, controlados pelo Império Austríaco, governado por Francisco I. Em 1866 o Reino Lombardo-Vêneto foi anexado pelo Reino da Sardenha na época da Reunificação Italina, passando a fazer parte do novo Reino da Itália.
Atualmente, S. A. Neimar Bionaz, Príncipe de Treviso, governa a Província e a Comuna em nome de SMR Francesco III, Pellegrini.